segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pão Integral

Oi!



Ontem fiz uma comprinha light. Não exagerei, pq já cansei de jogar coisas fora pq vencem ou estragam, principalmente frutas. Mas comprei melão, melancia, banana, kiwi, açúcar light, pão integral, peito de frango, etc.
Quero comentar sobre o pão. Sempre comprei o da Nutela, que tem cerca de 30 kcal por fatia.

Só que a gente nem sempre se atenta aos rótulos dos produtos, né? Ou se atenta, considera somente a quantidade de calorias.



Sempre ouço a Rádio Mundial de São Paulo (95,7 FM). Lá vão vários profissionais de diversas áreas e assuntos. Vão numerólogos, espiritualistas como Zíbia Gasparetto, Wagner Borges (fantástico!), médicos, nutricionistas, etc.

Às sextas, das 16:30 às 17:00 vai o Dr. Sidney Federmann que fala somente sobre alimentação integral (vou ouvindo no carro enquanto vou à manicure...rsrs). É legal vc ouvir de quem realmente fala com propriedade do assunto, o que eu não saberia reproduzir aqui. Mas ele defende a substituição total da farinha branca, e fala de todos os malefícios que ela carrega. Inclusive ele escreveu um livro de receitas só com produtos integrais, pq nem todos sabem como fazer essas receitas em casa (eu!).
Ele disse que todos os pães do mercado não são feitos totalmente de farinha integral, portanto, não podem ser considerados integrais de fato. Que o único que é 100% integral é o da Pullman.
Fiquei com isso na cabeça e fui conferir ontem no supermercado. No rótulo da Nutela diz que é feito de “farinha enriquecida com ácido fólico...”, ou seja, farinha branca, e depois cita a integral (é uma mistura das duas farinhas).

Já o da Pullman, é 100% integral, tem versão light, com sementes, quinoa, etc. São mais calóricos que o da Nutela, mas acho que caloria não vem em primeiro lugar diante de tantas propriedades que a farinha integral oferece, né? O preço é o mesmo (paguei R$ 3,89).


Pão 100% Integral Light 12 Grãos

Tabela Nutricional

Porção: 50g (2 1/2 fatias)
Quantidade Porção %VD(*)
Valor Energético: 115 kcal 6 %
Carboidratos: 17 g 6 %
açúcares(1): 0,5 g ** %
sacarose: 0 g ** %
Proteínas: 6,3 g 8 %
Gorduras totais: 2,5 g 5 %
gorduras saturadas: 0,3 g 1 %
gorduras trans: 0g ** %
gordura monoinsaturada: 0,6 g ** %
gorduras polinsaturada: 1,6 g ** %
colesterol: 0 mg 0 %
Fibra Alimentar: 5,1 g 20 %
Sódio: 224 mg 9 %
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** VD não estabelecido. (1) Não foi adicionado açúcar na receita do Pão Light 12 Grãos. Este não é um alimento com valor energético reduzido. Os açúcares mencionados na informação nutricional são decorrentes da natureza dos ingredientes deste pão, ressaltando que não foi detectada a presença da sacarose. Este produto é considerado Light por conter baixo teor de gorduras saturadas.

Ele tb comentou que as bolachas/biscoitos ditos integrais é o mesmo caso. Não existe ainda uma feita com 100% de farinha integral. Nesse caso, teria que ser feita em casa mesmo.

Bom, como ainda não existe, acaba sendo mais saudável comer a tal mistura na bolacha a comer 100% de farinha branca. Lógico que não dá pra ser radical, mas o que a gente puder substituir, é mto bom, além do que a gente vai educando nosso paladar.
Eu sempre compro as torradas “integrais” da Bauducco. É uma boa opção qud não se tem um pão decente pra comer em casa...rs


Esse é apenas um caso de tantos que devem existir. A gente compra, consome achando que é uma coisa, e não tem nada a ver.
Faz parte do jogo do capitalismo selvagem. O que nos resta é ficar espertos.

2 comentários:

daniela disse...

Oi, adorei seu blog, me lembrei muito de um filme que assisti recentemente da atriaz Meryl Streep, chamado Julie e Julia, mas gostaria de saber de vc já saboreou o pão de quinua com castanha do para da Wickbold, experimenta e depois vc me fala, ok/ um grande beijo...Daniela Cecato

Mari disse...

Olá, todos os alimentos ricos em fibras demandam muita energia para serem digeridos, portanto se colocarmos na ponta do lápis, os integrais acabam se tornando menos calóricos, e os alimentos crus também, quanto menos processado o alimento for, mais calorias são necessárias para digeri-los. E ai é que está toda diferença. O que engorda mais, 100 kcal de sorvete ou 100kcal de maçã? Lógico que de sorvete.Esse é o segredo do emagrecimento, não só contar calorias.
Beijos
Mari