quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Extrato de Agave

Olá, td bem?

Nunca gostei de mel e nem de nada que vá mel (bala, bolacha, sabonete, nada!).

Minha nutri recomendou o “mel” de Agave. Parece um mel na aparência, mas tem um gosto delicioso! Ponho em cima de frutas picadas, fica mto bom, e sua principal vantagem é que tem índice glicêmico baixo, ao contrário do mel. Então, mesmo que vc goste de mel, na dieta seria interessante substituir por esse e deixar o outro pra de vez em quando.

Segue matéria pra vcs conhecerem:

Extrato de Agave
http://www.mundoverde.com.br/Saude/Artigo/2010/02/09/Extrato-de-Agave/

De origem mexicana este extrato é um excelente substituto do açúcar.

O Agave é uma planta suculenta, originaria do México. Da variedade Azul é produzido o extrato ou xarope de Agave. A produção ocorre através de quebra, filtragens, homogeneização e evaporação da planta.

É um substituto do açúcar, 100% natural. O extrato de Agave tem coloração amarela clara, odor agradável e textura mais suave que o mel.

É um alimento orgânico, de poder adoçante maior que o açúcar, e de baixo índice glicêmico (se transforma em glicose de maneira mais lenta) o que permite sua utilização por diabéticos controlados.

É sem glúten, sem lactose e de origem vegetal.

Tem 3,34 calorias por grama, é 3 vezes mais doce que o açúcar comum. Boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

O extrato de Agave quando usado no lugar do açúcar tem efeito coadjuvante no emagrecimento, pois tem menos calorias e menor indice glicemico. Ainda devido ao baixo indice glicemico pode atuar como protetor contra diabetes - como é digerido mais lentamente não demanda grandes quantidades de insulina, importante para prevenção de diabetes.

É um produto orgânico certificado. A planta que dá origem ao AGAVE é cultivada sem nenhum aditivo químico. O processo de beneficiamento da planta é também isento de qualquer substância química.

Por tudo isso, o Agave é um grande aliado de quem busca uma alimentação saudável.

Uso do AGAVE:

Como edulcorante (adoçante); Para adoçar 250ml de suco substitua 1 colher de sopa de açúcar (15g) por 1 colher de sobremesa de Extrato de Agave (10g)
Potencializador de sabor - realça o sabor de outros ingredientes como frutas e sucos; Amasse uma banana ou cozinhe maçãs e peras e adoce com um fio de Extrato de Agave.

Na culinária, pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e muito mais.
O Extrato de Agave é menos viscoso e dissolve mais facilmente que o mel ou o melado e não açucara.

Texto: Flavia Morais - Nutricionista da rede Mundo Verde.


Estou tentando diminuir os carboidratos pra dar uma acelerada.
No almoço tô comendo mta salada, carne e nada ou quase nada de carbos. Ontem sai lá linha, tive um churrasco e aí já viu, mas tô correndo atrás do prejuízo, no café da manhã de hj comi só frutas pra compensar um pouco...
Estou levando frutas/sementes no trabalho pra comer nos intervalos.
A noite é sempre mais complicado. Comprei pão integral, peito de peru, suco, e acho que vou por aí.

Até!

0 comentários: